segunda-feira, 24 de março de 2014

Mas... - por Daniel Luz

Na coluna "Recarregando a Bateria Humana" desta semana...

“O fracasso é realmente uma questão de presunção. As pessoas não trabalham duro porque, em sua presunção, imaginam que obterão sucesso sem fazer esforço.
A maioria das pessoas acredita que acordarão um dia e se verão ricas. Na verdade, isso está metade certo, porque eventualmente elas acordam.
Cada um de nós precisa fazer uma escolha. Vamos dormir a vida toda, evitando o fracasso a todo custo? Ou vamos acordar e perceber isto: o fracasso é simplesmente um preço que pagamos para obtermos sucesso.”
- Thomas Alva Edison (1847 – 1931) Inventor e empresário americano

Mas...

“Se você não gosta de alguma coisa, mude-a.  Se você não pode mudá-la, mude sua atitude. Não reclame.”
Maya Angelou (1928) Poeta, escritora e ativistas de direitos civis.(Pseudônimo de Marguerite Ann Johnson)

Eu tinha um sonho... Fiz planos... Mas... O destino, as circunstancias, Deus...
Estou pensando em algumas pessoas que disseram as mesmas palavras e Willem foi uma delas.
Willem queria pregar. Aos 25 anos, ele já havia vivido o suficiente para saber que sua vida era para o sacerdócio. Vendia obras de arte, ensinava línguas, negociava livros; conseguia ganhar a vida, mas não era uma vida. Sua vida era na igreja. Sua paixão estava voltada para as pessoas.
Assim sua paixão o levou para as áreas carboníferas do sul da  Bélgica. Lá, na primavera de 1879, esse holandês começou a ministrar para os mineiros simples e trabalhadores da pobre região de Borinage. Em questão de semanas, sua paixão foi testada. Um desastre na exploração das minas feriu inúmeros aldeões. Willem trabalhou o dia todo cuidando de feridos e alimentando os famintos. Ele até escavou as paredes das jazidas para ajudar seu povo.
Depois que o entulho foi limpo e os mortos enterrados, o jovem pregador ganhou lugar no coração deles. A igrejinha encheu-se de pessoas famintas de suas mensagens de amor. O jovem Willem estava fazendo o que sempre sonhou.
Mas...
Certo dia seu superior veio visitá-lo.  O estilo de vida de Willem o deixou chocado. O Jovem pregador usava um velho casaco de soldado. Suas calças eram feitas de tecido de saco, e ele vivia em uma cabana simples. Willem dava seu salário às pessoas. O oficial da igreja estava indiferente.
- Você parece mais patético que as pessoas a quem veio ensinar – Ele disse.
O oficial não concordava com nada, Essa não era a aparência adequada de um ministro religioso. Ele afastou Willem do ministério.
O jovem ficou arrasado.
Ele só queria ajudar. Ele só queria fazer algo bom. Por que o destino, as circunstâncias ou Deus não o deixavam realizar seu sonho?
O que você faz com os momentos da vida em que os “mas” aparecem?
Sua carreira ia muito bem... Mas...
A vida familiar estava perfeita... Mas...
Os negócios estavam prosperando... Mas...
Eles estavam apaixonados, cheios de planos... Mas...
Estava em plena forma física... Mas...
E Willem? Essa é outra história. A princípio, ficou magoado e irado. Permaneceu na pequena vila durante semanas, sem saber para onde se voltar. Mas então aconteceu a coisa mais estranha. Certa tarde, ele percebeu um velho mineiro curvado atrás de uma enorme carga de carvão. Surpreso com a dor e a pungência do momento, Willem colocou a mão no bolso à procura de um pedaço de papel e começou a esboçar a figura cansada. Sua primeira tentativa foi grosseira, mas depois ele tentou novamente. Ele não sabia; os aldeões não sabiam; o mundo não sabia; mas Willem, naquele momento, descobriu seu verdadeiro chamado.
Não era o hábito do clero, mas a roupa de um artista.
Não era o púlpito de pastor, mas a palheta de um pintor.
Não era o ministério de palavras, mas o de imagens. O jovem homem que o líder religioso não aceitou tornou-se um artista a quem o mundo não pôde resistir: Vincent Willem van Gogh.
Seu “mas...” tornou-se um “No entanto...”.
Quem dirá que com o seu “mas...” não ocorrerá o mesmo?
Então aproveite o dia, transforme seu “mas...” em “no entanto Deus tem algo melhor para mim”. Sua grande hora chegou.

Para recarregar a bateria:
É Comum que algo percebido como um fracasso ou revés acabe nos proporcionando uma oportunidade de levar nossas vidas a uma direção nova e plena de realizações. Semelhante ao caso de Willem, Vincent Willem van Gogh, aconteceu com James Whistler (James Abbott McNeill Whistler (10 de julho de 1834 - 17 de julho de 1903),  esperava-se que o grande retratista, seguisse a carreira militar do pai. Mas..., depois de ser reprovado numa prova de química em West Point, ele foi dispensado da academia em 1854 por uma “deficiência em química”. Trabalhou rapidamente para a Winans Locomotive Works, em Baltimore, mas não conseguiu resistir à paixão por viajar e pintar. Se não fosse por sua capacidade de transformar as adversidades em oportunidades, talvez ele nunca tivesse criado o seu quadro mais famoso, O Retrato da Mãe do Artista, mais conhecido como A Mãe de Whistler. Quando a modelo que ele tinha contratado ficou doente e não pôde posar, Whistler pediu à mãe que posasse para o quadro, que ele pintou no verso de uma tela velha. Apesar do fato de ela ter tido que ficar sentada devido à sua fragilidade, Whistler conseguiu capturar seu forte caráter protestante por meio da pose e da expressão sóbria. Esse se tornou o seu quadro mais famoso e essa imagem icônica continua a inspirar artistas, cartunistas e cineastas e já foi tema de três capas da revista New Yorker.
Moral da História: Não espere condições perfeitas para o sucesso acontecer; vá em frente e faça alguma coisa. E não aceite o fracasso – de que maneira você pode transformar um revés, um “mas...” numa oportunidade?
Eu vejo muita gente culpar algum fator externo por sua situação atual e por falta de realização. Culpam pais, professores, chefes, colegas ou cônjuges pelas mudanças inesperadas da vida. Mas culpar os outros não resolve nada. Ao contrário, só gera medo e melancolia. Destrói a criatividade e ergue paredes que afastam os outros e mantêm recursos fora da vista. Talvez o que você veja como obstáculo seja a sutil maneira de Deus redirecioná-lo para um futuro mais compensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas