segunda-feira, 31 de março de 2014

A vida é como eco - por Daniel Luz

Na coluna "Recarregando a Bateria Humana" desta semana...

“seja Bondoso com as pessoas em seu caminho de ida, pois você as encontrará em seu caminho de volta”
-  Wilson Mizner, (1893 – 1933) Dramaturgo americano

A vida é como eco
“Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles... Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados. Deem, e lhes será dado... Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês. ”
Palavras de Jesus, registradas no Evangelho de Lucas (Lucas 6.31,37,38)

A vida é como eco. Se não gostamos do que recebemos, devemos prestar atenção no que emitimos.
Um garotinho vivia com seu avô no alto de uma montanha. Frequentemente, só para ouvir o som de sua voz ecoando, ele saía, colocava as mãos ao redor da boca e gritava: “ALÔ!” Das montanhas a resposta vinha: “ALÔ... ALÔ... alô... alô...”. Depois que ele gritava vinha a resposta: “EU AMO VOCÊ... EU AMO VOCÊ... Eu amo você... Eu amo você...”
Um dia ele se comportou mal e seu avô o disciplinou severamente. Reagindo agressivamente, o garotinho balançou seu braço e gritou: “EU ODEIO VOCÊ!” para sua surpresa, as rochas e picos das montanhas responderam dessa forma: “EU ODEIO VOCÊ... EU ODEIO VOCÊ... Eu odeio você... Eu odeio você...”
A vida é assim. Chame isso de uma das leis imutáveis da natureza humana. Nós recebemos exatamente o que damos. A vida lhe devolve tudo o que você diz e faz. A vida é simplesmente um reflexo de nossas ações. Ela lhe devolve tudo o que você dá a ela.
Sua vida não é uma coincidência: ela reflete você! Se quiser saber quem é o responsável pela maioria de seus problemas, de uma olhada no espelho. Se pudesse chutar o traseiro da pessoa responsável pela maioria de seus problemas, você ficaria sem poder sentar durante três semanas. É hora de sairmos de nosso próprio caminho.
Tudo volta. Ecos incríveis espelham nossas ações de uma forma enfática, algumas vezes até maior. Os resultados frequentemente são embaraçosos ou trágicos.
A lei dos ecos também funciona em nosso trabalho. As montanhas rochosas dentro das vidas dos outros estão prontos para ecoar as mesmas atitudes e ações que iniciamos. Quer que seus colegas de trabalho sejam amigáveis, altruístas, não façam comentários ácidos, cáusticos e nem olhem feio para você? O lugar certo para começar é com aquela pessoa que olha de volta para você do espelho do banheiro todas as manhãs.
A lei é exatamente consistente. Os filhos ecoam seus pais; alunos em uma sala de aula usualmente são ecos de seus professores. Se o que se comunica é negativo, severo, insensível e exigente... adivinha o que acontece? O eco reflete essas mesmas características, quase sem nenhuma exceção.
Recentemente li sobre uma professora que pediu a seus alunos para escreverem, em trinta segundos, nomes de pessoas que realmente odiavam. Alguns estudantes só conseguiram pensar em uma pessoa durante esse meio minuto. Outros listaram mais de catorze. O fato interessante que emergiu dessa pesquisa foi que – aquelas que odiavam mais pessoas eram os mais odiados.
A lei dos ecos. Se você quiser que os outros o julguem e condenem, comece a fazer isso. Se deseja que sejam compreensíveis, acolhedores, que permitam que você seja você mesmo – então comece a ser dessa forma.
Sorrisos trazem sorrisos. Uma atitude positiva é contagiosa como um resfriado. Infelizmente, isso também acontece com suspiros, carrancas e palavras ásperas. O que você depositar no banco de ecos, você retira de volta. Algumas vezes com juros.

Para recarregar a bateria:
Li uma historia engraçada sobre o presidente Abraham Lincoln que mostra a relação entre nossas atitudes e o efeito que elas exercem sobre quem somos. Um conselheiro de Lincoln recomendou determinada pessoa para certo  cargo no gabinete, mas Lincoln rejeitou a sugestão. Disse ele:
- Não vou com a cara desse sujeito.
- Mas, senhor – protestou o conselheiro –, ele não pode ser responsabilizado pela cara que tem.
Ao que Lincoln retrucou:
- Todo homem com mais de 40 é responsável pela própria cara.
Quem você é e como pensa também são coisas que podem ser lidas em seu rosto. Ao se olhar no espelho, se você vir uma expressão amarga, estará enxergando a expressão como certamente será tratado.
Uma das maiores descobertas que se pode fazer é que conseguimos mudar. Não importa onde você esteve ontem ou quão negativas suas atitudes foram no passado, você pode ser mais positivo  hoje. E isso faz uma diferença incrível para seu potencial e vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas