sexta-feira, 30 de junho de 2017

A importância do Treinamento e Desenvolvimento

Treinar é “o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem” (CHIAVENATO, 1994, p. 126).

Treinar e desenvolver: Educar, aprender novos conhecimentos, enriquecer a cultura e habilidades. O treinamento e o desenvolvimento, qualquer nível que seja aplicado, deve incentivar o funcionário a se auto desenvolver.

O profissional que trabalha com o treinamento e o desenvolvimento deve passar aos funcionários à grande importância da busca por aprendizado, e motivar o mesmo pela busca do conhecimento contínuo.


Ambientar os novos funcionários da organização, passar toda a cultura de forma objetiva e clara, desenvolver comportamentos, etc. Treinar um funcionário, ou um setor, requer conhecimento e comprometimento dos envolvidos e que na maioria das vezes são gerentes ou especialista em T&D.

O treinamento e desenvolvimento (T&D)


  • Publico Alvo (Qual será a população que será feita o treinamento?)

  • Objetivo do treinamento (O que você pretende alcançar com este processo de treinamento, entendendo que hoje quando acontece algum corte na empresa o primeiro item a ser cortado é o treinamento, pois na maioria das vezes requer custos)

  • Definição das necessidades ( Quando você estabelecer os objetivos, você pode definir quais serão os melhores temas que serão abordados e quais serão os assuntos. )

  • Métodos ( Quais serão as formas utilizadas para o Desenvolvimento do programa de treinamento.

  • Técnicas e processos ( Nível de treinamento, Forma de treinamento, necessidades de treinamento, duração, condições da organização, física ou ambientais. Podemos usar técnicas de Dramatizações, palestras, dinâmicas de grupo, conferências, etc.

  • Plano de treinamento (Um plano de treinamento é um norteador que irá auxiliar o instrutor no treinamento)

  • Custo e tempo (O tempo do treinamento vai das necessidades que o setor necessita, das características do cliente ou do publico Alvo). Temos que tomar cuidado, pois muitos treinamentos requerem custos, então passar do tempo limite ou atrasar um treinamento pode cancelar o objetivo e você perder todo o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas