segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

De frente com o Líder - Steve St Angelo

Como Encontrar o Melhor nas Pessoas: Ache a Chave Certa

"Eu sou RODRIGO ARACNO  e você está aqui, no EMPRESA E SUCESSO. Quero agradecer ao Sr. Steve St Angelo pela participação especial, deixando esse exemplo magnífico para todos aqueles que buscam desenvolvimento e melhoria contínua, evoluindo cada vez mais o mercado de trabalho."

Ache a Chave Certa
No final dos anos 1990, eu era assistente da gerência de produção de uma fábrica de veículos e minha equipe me deu um belo troféu, com um molho de chaves esculpidas. Esse troféu já viajou comigo de escritório para escritório, emprego em emprego, país para país. Pois ele simboliza a minha filosofia de liderança.

Eu acredito que todas as pessoas tem sua própria chave. Uma chave que abre sua maneira de pensar, seu ponto de vista, a sua motivação. Ela abre seu espírito ou sua alma.

Cada pessoa tem uma fechadura específica, por assim dizer. E como líderes, nós precisamos encontrar a chave certa para cada um.

Eu não acredito que uma pessoa se levanta pela manhã planejando fazer um trabalho ruim, causar problemas ou desperdiçar tempo. Do fundo do meu coração, eu acredito que não há funcionários ruins. O que existe são líderes fracos que não sabem como descobrir o que há de melhor em uma pessoa.

Todas as vezes em que comecei numa nova fábrica, eu era recepcionado por chefia que me mostrava tudo e todos. Inevitavelmente, meus guias (que tinham apenas a intensão de me ajudar) chamavam minha atenção para funcionários específicos, dizendo "Esta pessoa é uma pessoa muito boa. Quando você precisar de alguma coisa, vá até ela", ou "Este é um funcionário ruim. Está sempre reclamando. Fique longe dele. Ele é um problema".

Mas ao longo de minha carreira, eu sempre fui mais ligado aos funcionários criativos, francos ou que pensam de forma diferente do que eu. Isso às vezes é difícil, mas eu aprendi que estes funcionários muitas vezes são quem apontam os problemas que precisam ser resolvidos. Essas são as pessoas que podem fazer com que as mudanças positivas aconteçam, geralmente tem boas ideias ou que podem me ajudar a pensar de forma diferente sobre um determinado assunto. E ao desafiar esse tipo de pessoa, eu acabo por me desafiar.

Assim, em minhas visitas às novas fábricas novas eu sempre prestava muita atenção em todas as explicações e apresentações de funcionários. E, em seguida, para grande surpresa dos meus colegas de equipe, muitas vezes eu ia procurar exatamente as pessoas que tinham sido apontadas como funcionários problemáticos. Na maioria das vezes, essas pessoas não têm cargos formais de liderança, mas eles são muitas vezes os líderes de verdade. E quando eu conseguia entrar em acordo com eles (quando conseguia achar a chave para aquela pessoa), isso significava que eu poderia, por extensão, passar a influenciar muito mais pessoas do que originalmente meu cargo me permitia.

Certa vez me perguntaram se havia uma chave mestra para todas as pessoas, mas a resposta não é tão simples assim. Quando estamos lidando com pessoas não existe fórmula: se você fizer X ou Y, você sempre Z. Pessoas não são equações a serem resolvidas. Funcionários não são máquinas que devem ser consertados, e certamente não existe um conjunto de regras sobre como motivá-los.

Mas, não importa o cargo que eu tenha, ou o papel que eu desempenhei nas empresas por onde passei, sempre encontrei pessoas com as mesmas necessidades básicas. Todas merecem ser tratadas com respeito. Ninguém quer ouvir gritos dos chefes. Todos querem que suas ideias sejam ouvidas, precisam saber que sua opinião é bem-vinda, e que estão contribuindo para o sucesso da empresa quando realizam um bom trabalho.

O papel de um bom líder é fornecer um ambiente de trabalho que propicie o engajamento dos funcionários.

Como líderes, somos responsáveis ??em ter mais do que visão do negócio e ter estratégias corporativas. Nós precisamos orientar nossa equipe para a direção correta. Nós somos chamados à treinar. Ouvir. Convencer. Questionar. Aconselhar. E, em alguns momentos, exemplificar nossos conselhos com ações concretas.

Porque sempre que você está fazendo um comentário, ou sempre que você estiver fazendo uma apresentação, postando alguma coisa no Facebook, até mesmo quando você estiver argumentando com alguém ou em uma reunião... Como líder é como se você sempre estivesse em uma entrevista de emprego. Todos estão te avaliando o tempo todo. Como um bom líder, você deve dar o exemplo e agir de acordo com seus conselhos. Porque as pessoas irão avaliar como você reage mediante às situações. As pessoas vão analisar suas crenças e suas habilidades de liderança.

Eu me considero sortudo por ter tido alguns dos professores mais incríveis ao longo da minha carreira, como o gerente de produção Herman Mass no final dos anos 1990. Eles moldaram meu comportamento, me mostraram a “chave” para o sucesso e a “chave” para as pessoas. Eu me sinto honrado em ser capaz de passar esse conhecimento adiante – para as futuras gerações de líderes.

Na verdade, a filosofia da “chave” mudou tanto a vida de uma pessoa, o líder de equipe Tim Turner, com quem eu trabalhei na fábrica da Toyota em Kentucky, nos Estados Unidos, que ele escreveu uma música sobre isso.

Este é um trecho da letra, e ela traz uma mensagem comovente para todos nós, e não importa se seu local de trabalho é uma fábrica, um escritório ou mesmo sua casa:

Eu tinha um professor que acreditou em mim.

Ele viu algo que eu não vi.

Ele me encorajou e me guiado,

Ele me enviou para o campo da liderança.

Sua vida mudou a minha, ele encontrou a chave.


Um bom amigo me disse uma vez sobre trancas,

Elas nos impedem de ser que o que estamos destinados a ser,

Nosso trabalho como um amigo é ajudar a encontrar a chave.

Talvez a chave seja seu propósito, a vida, ou o amor.

Elas vão mudar a sua vida para sempre.

Diretor Executivo e Diretor Presidente da Região da América Latina e do Caribe na Toyota Motor Corporation Steve St Angelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas