segunda-feira, 7 de abril de 2014

Se você não for você, então quem você será? - por Daniel Luz

Na coluna "Recarregando a Bateria Humana" desta semana...

“Nenhum homem jamais foi grande através da imitação”
- Samuel Johnson, 1709 -1784
Escritor, poeta e ensaísta britânico

Se você não for você, então quem você será?

“Todo ser humano é destinado a ter uma característica própria: ser aquilo que nenhum outro é, e fazer aquilo que nenhum outro pode fazer.”
-  Dr. William Ellery Channing, 
poeta e teólogo. (1780 - 1842)

Cada pessoa é como uma peça única de um quebra-cabeças gigantesco que cresce ao longo do tempo. Todos temos formas e cores diferentes, cada um preenchendo um espaço único que ajuda a completar a figura final. Você pode ser uma exuberante pétala de flor como uma begônia, uma explosão vulcânica ou um dente afiado de um tigre de bengala. Ou você pode ser uma daquelas peças azuis do céu. Você sabe. Aquelas que, à primeira vista, parecem todas iguais. Mas tente colocar uma peça do céu no espaço designado para outra peça e o que acontece? Não se encaixará!
Você pode tentar forçar, amassar a peça ou inverter um pouco as extremidades dela, mas mesmo que consiga forçar o encaixe da peça num espaço que não lhe pertença, a figura final nunca parecerá totalmente correta. E em algum outro lugar no quebra-cabeça, existirá um espaço pendente na figura – um espaço em que aquela peça teria se encaixado perfeitamente.
Toda peça tem uma função. Mas, às vezes, leva um tempo para acharmos sua localização. Isso faz parte da aventura de viver. Você está descobrindo quem você é onde se encaixa – e que parte da grande figura você foi criado para compor no quebra-cabeça. Esse processo envolve erros e experiências, assim como montar um quebra-cabeça com sete bilhões de peças! Isso significa que você pode se sentir à vontade para lidar com questões complexas de matemática, avaliar se falar em público é sua praia ou se juntar ao grupo de trabalho voluntário. Você pode se sentir orgulhoso de ser um devorador de livros, um nerd ou um surfista. Na verdade, você pode até descobrir que tem um talento nato para todas essas coisas.
Se você está à procura de uma referência para comparar-se, desconsidere comparar-se aos outros. Toda vez que você se compara com alguma outra peça do quebra-cabeça ou tenta mudar você mesmo de uma corrente de lava para um dente de tigre, porque os tigres estão totalmente na moda, você perde de vista o verdadeiro valor que é ser único como você realmente é.
É como se comparar maçãs com laranjas ou céu azul com as begônias. Comparar-se com outras pessoas não prova nada, exceto que todos nós somos diferentes. Únicos. Só isso. Ao invés de se comparar com outros, compare quem você é; tentando ser quem você realmente foi criado para ser.  Esse é um padrão que permanece constante em nossa vida. Ninguém jamais poderá “ser você” melhor que você mesmo. E isso merece uma comemoração.
O professor, escritor e poeta Russel Kelfer (Russel Lee Kelfer, (1933 – 2000) Jornalista, escritor e poeta americano.), deixou-nos um poema lindíssimo que resume a essência de nossa singularidade:
Você é quem é por uma razão.
Você faz parte de um plano complexo.
Você é uma criação original, preciosa e perfeita...

Você não é um acidente.
Seu nascimento não foi um erro ou um infortúnio, e sua vida não é um acaso da natureza. Seus pais podem não tê-lo planejado, mas o Criador certamente o fez. Ele não ficou nem um pouco surpreso com seu nascimento. Aliás, ele o aguardava.
Muito antes de ser concebido por seus pais, você foi concebido na mente do Criador. Ele pensou em você primeiro. Você não está respirando neste exato momento por acaso, sorte, destino ou coincidência.
O Criador determinou cada pequeno detalhe de nosso corpo. Ele deliberadamente escolheu sua raça, a cor de sua pele, seu cabelo e todas as outras características. Ele fez seu corpo sob medida, exatamente do jeito que queria. Ele também determinou os talentos naturais que você possuiria e a singularidade de sua personalidade. Você é único.
Deus queria que você fosse VOCÊ. Ele o criou para ser único, distinto, uma pessoa significativa, diferente de qualquer outro individuo no planeta Terra, ao longo deste vasto período de tempo. Em seu caso, assim como no de qualquer outro ser humano, o molde foi quebrado, para nunca ser usado novamente, logo que você entrou no fluxo da humanidade.

O grande general e poeta Davi, herói do povo hebreu, aquele retratado por Michelangelo em uma fenomenal escultura de mármore, disse: “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer um deles existir”. (Livro de Salmos – 139.13-16)
Se eu li corretamente essa declaração espantosa, você foi planejado e depois apresentado ao mundo exatamente  da forma como o Criador quis.
Reflita sobre esta verdade!
Leia as palavras de Davi mais uma vez, e não perca o comentário de que Deus está pessoalmente envolvido em todos os dias, detalhes e aspectos da sua vida. Grande pensamento! Às vezes, esquecemo-nos da verdade a respeito de quem somos. Temos um dia Ruim, fazemos algo estúpido, alguém nos coloca para baixo, nossas emoções inebriam nosso bom senso, e às vezes precisamos ser lembrados que somos obra de arte e não acidente.

Para recarregar a bateria:
Uma mulher de meia-idade teve um ataque cardíaco e foi levada às pressas para a unidade de emergência. Na mesa de operações ela teve uma experiência de quase-morte; viu Deus e perguntou se tudo acabava ali. Ele respondeu: “Não, você ainda tem 43 anos, dois meses e oito dias para viver”.
Quando se recuperou, decidiu ficar no hospital e fazer cirurgia plástica no rosto, lipoaspiração, remoção de tecidos gordurosos da barriga, enfim, um trabalho completo. Ela até chamou uma pessoa para pintar seu cabelo, imaginando que, já que teria muita vida pela frente, bem que poderia tirar melhor proveito disso.
Recebeu alta depois do último procedimento. No entanto, enquanto atravessava a rua em frente ao hospital, morreu atropelada por uma ambulância em alta velocidade.
Quando chegou à presença de Deus, estava botando fogo pelas ventas:
- Achei que o Senhor tinha dito que eu viveria mais 43 anos.
Ao que Ele lhe respondeu:
- Eu não reconheci você.

Não importa quem você seja ou que esteja passando, você foi criado à imagem do poderoso e inabalável Deus. Você é VOCÊ único e importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas