sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Você largaria tudo para mudar de carreira?

Pesquisa diz que maioria já pensou, mas o medo vem antes

A pesquisa foi realizada pela Pactive Consultoria com 1.006 pessoas com os perfis em relação à idade, 31% têm de 40 a 50 anos, 26% têm mais de 50 anos, outros 26% têm de 30 a 40 anos e 17% têm de 17 a 30 anos e em relação à escolaridade, 38% têm graduação, 30% ensino médio, 26% pós-graduação, 4% ensino fundamental e 2% mestrado ou doutorado, em 22 estados brasileiros, apontou que 32% dos entrevistados já pensaram em largar tudo e começar uma nova carreira, algumas vezes, e 26%, muitas vezes. Além disso, 65% deles gostariam de fazer algo mais ligado à sua personalidade.
A pesquisa também perguntou o que os impede de mudar? Entre as respostas o medo de arriscar foi apontado por 31%, seguida por incerteza do que gosta (16%) e falta de qualificação (16%).

“Nesse exato momento muita gente está insatisfeita ou frustrada com sua vida profissional por não ter certeza de estar no lugar mais adequado e isso acontece com indivíduos em todos os estágios da carreira.” esses dados são absolutamente comuns segundo o consultor Eduardo Ferraz, dono da Pactive Consultoria.
Segundo os entrevistados, o trabalho interfere na felicidade pessoal, para 39% muito, para 31% razoavelmente e para 30%, pouco. "Isso mostra que estar satisfeito com o trabalho é fundamental para ter uma vida feliz, por isso, as pessoas precisam tanto acertar em suas escolhas profissionais”, afirma o consultor.
De acordo com a pesquisa, o que mais motiva os entrevistados profissionalmente é autorrealização (53%), dinheiro (19%), segurança (19%) e aprendizado (9%). Já o que mais desmotiva é remuneração (35%), falta de reconhecimento (32%), insegurança (16%) e falta de aprendizado (9%).
As perspectivas na empresa são ruins para 39%, boas para 36% e medianas para 25%.
Quando questionados se pensam em largar tudo e começar uma nova carreira, 32% responderam algumas vezes, 26% muitas vezes, 23% nunca e 19% quase nunca.
Perguntados se gostariam de fazer algo mais ligado à suas personalidades, 65% responderam que sim e 35%, não. E sobre os motivos que impediriam a mudança, 37% responderam que não estão insatisfeitos, 31% têm medo de arriscar e 16% citaram
qualificação e 16% incerteza do que gostam.
Eduardo Ferraz diz que a principal causa da insatisfação na vida profissional é que as pessoas se autoconhecem pouco e, sem perceber, usam filtros mentais que distorcem suas percepções, fazendo com que cometam erros de julgamento. “O segredo para ter uma carreira de sucesso é aumentar muito seu autoconhecimento, para ter o discernimento de escolher profissões, cargos ou atividades compatíveis com sua personalidade. Só assim aumentarão as chances das pessoas serem muito bem-sucedidas, não só em suas profissões, mas também em suas vidas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas